Pages

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Delicia, delicia - Naked Cake Merengue de Morango

Olá meninas!

Tudo bem com vocês?!

No último post prometi para vocês a receita do Naked Cake que eu mesma fiz no dia do meu aniversário. A foto dele fez o maior sucesso nas redes sociais e todo mundo ficou super curioso para experimentar esta delícia! 
Por isso vou compartilhar esta receita aqui, que é fruto de ideias que fui reunindo de diversos lugares e de sabores que já provei, e eu diria que é digna de boleira profissional. A receita da massa branca peguei na página do YouTube do Cozinha pra Um, as meninas mandaram super bem ensinando a receita da massa, para ver clique aqui.
Optei por fazer eu mesma meu bolo, primeiro porque eu amo cozinhar, especialmente receitas doces, e em segundo lugar porque sai muito mais barato do que encomendar em qualquer casa de doces. O Naked Cake é um ótimo bolo para quem não tem muita prática na arte de confeitar, porque ele não exige coberturas artísticas e elaboradas, mas sim deliciosas! Eu indico que este bolo seja feito cerca de 24 horas antes de ser servido, porque com o tempo ele fica mais curtido e a massa mais úmida.

Vamos a receita?!



NAKED CAKE DE MERENGUE DE MORANGO

1º PASSO - Preparando o bolo

Ingredientes:

- 1 e 1/2 xícara (chá) de leite
- 1/2 xícara (chá) de manteiga
- 06 ovos
- 03 xícaras (chá) de açúcar
- 02 colheres (chá) de essência de baunilha
- 03 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 03 colheres (chá) de fermento

Modo de preparo:

1. Ferver em uma panela o leite e a manteiga. Reservar.
2. Misturar em uma tigela a farinha de trigo e o fermento. Reservar.
3. Bater por 05 minutos os ovos na batedeira. Adicionar o açúcar e bater por mais 04 minutos, e então, ainda batendo, adicionar a essência de baunilha. (É importante que estes tempos de batimento sejam respeitados para que a mistura incorpore o ar suficiente para o bolo ficar bem fofinho).
4. Ainda batendo, misturar o trigo e o fermento reservados no item 2. Bater até que eles fiquem bem incorporados à massa.
5. Agora adicione a mistura do item 1, batendo delicadamente até incorporar totalmente, formando um creme delicado.
6. Disponha a massa em duas formas de fundo removível, dividindo igualmente as metades. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 40 min, ou até que ao enfiar um palitinho de dentes este saia limpo.
7. Deixe esfriar.

Enquanto o bolo assa, você já pode seguir para o prepara dos recheios, pois eles também terão que esfriar.

2º PASSO - Recheio de leite condensado cozido

Ingredientes:

- 01 lata de leite condensado

Modo de preparo:

Atenção, se você nunca utilizou uma panela de pressão, peça ajuda de alguém que já tenha experiência com isso, como sua mãe, pois é um equipamento que se manuseado de forma incorreta, traz grandes riscos de explosão.

1. Pegue uma panela de pressão e coloque a latinha FECHADA de leite condensado dentro. Se ela for envolvida por papel, retire completamente o papel do seu redor, sem deixar nenhum resíduo do mesmo.
2. Coloque água na panela até cobrir acima de dois dedos a latinha.
3. Feche a tampa da panela e leve ao fogo alto.
4. Quando a panela começar a chiar, diminua para o mínimo e marque o tempo de 10 minutos cozinhando.
5. Ao fim do tempo, desligue a panela e deixe toda a pressão sai antes de abrir (se você abrir antes de a pressão sair, a água fervente toda que esta dentro vai voar em você e para todos os lados, por isso que se você nunca mexeu com uma panela de pressão peça o auxílio de quem já o fez).
6. Depois de sair toda a pressão, abra a tampa da panela, despeje a água e deixe a latinha, ainda fechada, na geladeira até que esfrie (não abra antes de esfriar pois a mistura dentro da latinha também estará super aquecida e você poderá se queimar).
Obs.: Se você quiser uma cor mais escurinha, de doce de leite, deixe cozinhas por 20 minutos, ao invés de 10, porém ele ficará bem mais durinho e difícil de espalhar como recheio.

3º PASSO - Recheio de merengue de morango

Ingredientes:

- 02 xícaras (chá) de morangos picados
- 01 xícara (chá) de açúcar
- 02 xícaras (chá) de creme de leite fresco
- suspiros a gosto

Modo de preparo:

1. Leve ao fogo, até começar a levantar fervura, em uma panela, os morangos e o açúcar. Leva na geladeira até esfriar.
2. Bata na batedeira ou no fouet o creme de leite fresco (é aquele que fica na geladeira) até que forme um chantily bem consistente.
3. Misture a calda de morangos ao chantily, delicadamente.
4. Quebre os suspiros com as mãos e vá misturando ao merengue formado no item 3, até que fique na medida que lhe agrade o paladar.
5. Reserve na geladeira.

4º PASSO - Recheando seu Naked Cake

1. Desenforme o bolo que já esfriou, e divida ao meio, da base ao topo (você pode usar uma faca grande ou uma linha, como no vídeo que eu citei acima, deem uma olhada).
2. Você vai ficar com quatro partes de bolo, pois são duas formas. Eu, na verdade, deixei uma parte pro pessoal aqui de casa comer com manteiga (eles adoram), e utilizei somente três partes, porque achei que o bolo ficaria alto demais e ruim para cortar e comer.
3. Pegue uma parte da massa, regue com bem pouquinho de leite puro. Pegue o recheio de leite condensado cozido, e com o auxílio de uma espátula ou faca para espalhar, cubra generosamente a massa, formando uma camada de cerca de um dedo de altura.
4. Coloque a outra massa em cima, regue novamente com leite (bem pouquinho, para a massa não ficar muito úmida e desmoronar) e agora é a vez de cobrir com o merengue de morangos (não utilize tudo, reserve um pouquinho para jogar em cima do bolo como cobertura).
5. Cubra com outra massa. Coloque merengue de morango no meio do bolo e enfeite com morangos e suspiros cor-de-rosa. Ah, sugiro que os morangos estejam bem sequinhos, para não umedecer os suspiros e soltar água que deixa uma aparência estranha no bolo.

É muito fácil não é mesmo meninas?!
Agora é a vez de vocês fazerem e me mostrarem o resultado!

Beijos a todas e fiquem com Deus!

0 comentários:

Postar um comentário