Pages

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Linda e com atitude - Água

Bom dia meninas!

Hoje começo uma nova coluna no nosso blog, a "Linda e com atitude", porque não basta ser linda, estar na moda e fazer makes lindos, e ser vazia por dentro não é mesmo? É preciso estar conectada de forma boa e inteligente com a sociedade, com o meio ambiente e com o próximo.

E pra começar esta nova coluna escolhi um assunto primordial para nossa vida: a ÁGUA!


O post de hoje é muito importante para todas nós, mas especialmente para quem vive no Sudeste do país que esta vivendo o terror de uma ameaça de escassez de água. Hoje vi em reportagem da TV que o volume do Reservatório Cantareira, que atende a maior parte da cidade de São Paulo atingiu o nível de 8%! Cada dia o volume diminui mais, e vocês ja pararam pra pensar no caos que nossa vida se tornaria caso não tivéssemos mais água?! Precisamos de água para a higiene de nossas casas e de nosso corpo, a indústria farmacêutica, de cosméticos e alimentos só trabalham com muita água, a maior parte do nosso corpo é composto por água!
Vamos com calma, não quero assustar ninguém, mesmo porque não temos o poder de fazer chover, mas quero mostrar que a atitude de cada uma de nós passa a ter extrema importância para minimizar os riscos de ficarmos sem água, e podemos sim fazer a nossa parte, vamos colocar as mãos a obra?
Em primeiro lugar nossas atitudes devem começar dentro de casa:

1- QUINTAL e CALÇADA - Nem pensar em ficar lavando o quintal e muito menos "varrer" a calçada com a água da torneira. "Ah, mas não sou eu que cuido disso em casa!", não importa, sua mãe ou empregada fazem isso? Em caso positivo esta na hora de trocar uma ideia com elas. Varrer é uma boa opção, recorra ao uso da água apenas para lavagem de fezes e urinas de animais, e use o balde com água para isso ;)

2- BANHO - Eu sei que o inverno esta começando, e a tentação de ficar um tempão de baixo da água quente é tentadora, mas ao invés disso tome um banho rápido e corra pra debaixo das cobertas! Enquanto passa shampoo nos cabelos e desembaraça os fios, ou enquanto deixa aquele creme de tratamento agir, desligue o chuveiro.


3- ESCOVAÇÃO DE DENTES - Enquanto escova os dentes desligue a torneira ;)


4- LOUÇAS - Umedeceu as louças molhou a bucha? Feche a torneira e ensaboe. Abra pouco a torneira na hora de enxaguar.
Obs.: Torneiras pingando gastam cerca de 46 litros de água por dia! Cuide para observar se as torneiras da sua casa estão em bom estado de manutenção e bem fechadas. Por menos que você abre a torneira ainda sai muita água? Vá em qualquer loja de materiais hidraulicos e solicite um redutor de vazão para torneira, ele reduz pela metade o consumo de água.


5- LAVAGEM DE CARRO - Nestes tempos críticos, só se estiver muito sujo, e em caso de necessidade use balde ou mangueira com esguicho revolver. Não lave o carro mais de uma vez por mês!

6- REGA DE PLANTAS - Molhe suas plantinhas no comecinho da manhã ou no final do dia, isso evita perdas de água por evaporação. Se elas estiverem em vasos utilize o regador.

7- LAVAGEM DE ROUPAS - Juntar roupas para lavar de uma só vez é a melhor opção, mas se isso não é possível, não colocar a máquina para encher automaticamente, e sim selecionar o nível, a minha por exemplo indica extra baixo, baixo, médio, alto e edredom, compacte a roupa na máquina para que se possa observar melhor o nível.


Fora de casa devemos também procurar conversar com as pessoas em nosso trabalho, escola, faculdade, academia sobre essa questão sim! Se podemos falar de makes, de roupas, tão importante é passar adiante estas dicas ;) Nada de brigar e ficar brava, e sim trocar ideia.
Estes dias aqui no trabalho contrataram uma faxineira para substituir nossa empregada em seu período de licença médica, e a moça, por talvez ter sido mal instruída ou por querer mostrar serviço lavou duas vezes na mesma semana nosso quintal. Eu não aguentei ver aquilo e fui na hora trocar uma ideia com a pessoa que a instruiu pedindo para explica-la que ela podia manter o nosso quintal limpo, que tem piso, com uma boa varrida e se necessário uma boa passada de pano molhado, e assim passou a ser feito nas outras vezes. 

E essas atitudes não devem ser executadas apenas em épocas críticas de escassez de água, mas sim devem ser incorporadas em nosso cotidiano e em nossos hábitos, economizar nunca é demais para não faltar. Não vivemos sem água.


0 comentários:

Postar um comentário